É comum, no mundo dos negócios que, ao ouvirmos a expressão “valor de mercado” imediatamente pensarmos em seu preço monetário, ou seja, no valor de uma empresa incluindo seus bens materiais, produtos, serviços e a marca em si.
E como calcular esse valor de mercado? O registro da marca contribui com o valor de mercado de uma empresa ?
No blog post de hoje falaremos mais sobre o que é o valor de mercado, a importância do registro para agregar valor e iremos dar exemplos de marcas consagradas. Vamos lá!
O que é valor de mercado?
De acordo com informações do site ContaAzul, não há como calcular o valor de uma empresa para venda e ter um resultado exato. A não ser que ela tenha capital aberto (situação em que o valor de mercado é conhecido multiplicando o valor da ação pelo número de ações), encontrar esse valor depende de uma análise subjetiva e um tanto complexa.
Existe mais de um método de avaliação, com cálculos complexos e algumas variáveis. Mesmo que você tenha feito o cálculo levando em conta todos os fatores necessários, no final, a sua empresa não vale o que você pensa, e sim o que os investidores estão dispostos a pagar.
Resistência ao registro
Percebe-se uma grande resistência por parte das startups quando se trata da proteção dos negócios e da segurança da inovação. Talvez seja porque os produtos, serviços ou até mesmo programas de computador, por carregarem consigo o caráter inovador, passem a sutil ideia de não necessitarem cuidados legais.
Ou porque o fato de não ir atrás dos tramites legais para ter tudo devidamente protegido, é um conforto. Já que se corre o risco de, quando tentar registrar, já encontrar outro produto/serviço semelhante protegido legalmente. E aí, precisar abrir mão de tudo e começar do zero.
A preocupação com a propriedade intelectual deve existir desde a constituição da empresa, concepção do produto/serviço ou software.
Se for analisar, o foco principal de qualquer startup é desenvolver um produto/serviço único com a capacidade de ser escalável e que tenha um custo baixo, atendendo a necessidade encontrada no mercado. E por toda essa exclusividade, o registro se faz necessário.
Registro aumenta valor de mercado?
Respondendo a pergunta, sim o registro de marca ou patente aumenta o valor de mercado de uma empresa ou startup, pois ele é visto como uma espécie de selo de qualidade. Os investidores entendem a necessidade que a proteção legal de uma marca tem.
Se você for questionado sobre a sua startup possuir o registro ou não, e a resposta for negativa, é bem provável que eles repensem se o investimento na sua ideia é um bom caminho. Investidores já imaginam os problemas que podem ter por uso indevido da marca ou falta de registro de patente do produto/software.
Como mencionamos acima, o valor de mercado está atrelado ao número de ações. E o valor das ações é algo que oscila por inúmeros fatores. Uma notícia falsa ou uso indevido da sua marca ou patente, faz com que elas caiam. Através do registro e do monitoramento da sua marca no mercado, você estará protegido. E por isso, consegue provar facilmente que sua marca é devidamente protegida e assim não perder possíveis investidores e clientes por uma notícia falsa.
Marcas valiosas em 2018
Os exemplos de marcas valiosas que iremos citar, você provavelmente conhece, ou consome os produtos e serviços. Mas antes de lhe mostrarmos quais são, queremos lhe perguntar: por se tratar de marcas valiosas, você acha que elas ainda se mantém com essa repercussão no mercado sem o registro de todas as suas propriedades intelectuais?
Você acha que elas estariam onde estão hoje, se não tivessem o registro? Considerando o número de concorrentes e pessoas mal intencionadas que podiam tentar derrubá-las?
Apple
De acordo com matéria divulgada no site do Estadão, a Apple se tornou na quinta-feira, dia 02/08, a primeira empresa americana a alcançar a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado.
No site ainda é relatado que o otimismo dos investidores se deve aos bons resultados apresentados pela empresa. Isso em seu balanço do período entre abril e junho de 2018. Destacam para a alta de 17% na receita, graças às boas vendas do Iphone X. E ainda, a alta do faturamento da empresa com serviços como a loja de aplicativos App Store e o serviço de streaming Apple Music.
Amazon
No site do G1, no dia 17 de julho desse ano, a Amazon atingiu US$ 900 bilhões em valor de mercado, ficando muito próxima da Apple.
No site ainda é relatado que as ações da Amazon subiram mais de 57% em 2018. Isso com uma valorização de 123 mil por cento desde sua listagem na Nasdaq, em 1997. Um investidor que comprasse 1 ação da Amazon por US$ 18 no IPO teria agora um investimento de mais de US$ 22,2 mil.
Startups brasileiras
Pipefy
Em matéria divulgada no site STARTUPI, a Pipefy, empresa de SaaS, foi projetada para facilitar o processo lento, caro e muitas vezes incomodo enfrentado no dia a dia por gestores. Ela se aproximou do consumidor através do mercado de operações internas comuns a todos os negócios do mundo. Hoje está presente em 150 países e atendendo a mais de 8 mil empresas.
Em março deste ano, a Pipefy recebeu US$ 16 milhões em sua rodada de investimentos Série A. Esta que estava encabeçada pela OpenView Partners que é firma de venture capital focada em empresas em fase de expansão, além da Trinity Ventures.
Nubank
Conforme matéria no site StartSe, o Nubank se tornou a segundo startup do Brasil a virar um unicórnio, ao receber um valuation de US$ 1 bilhão. A empresa recebeu um aporte de US$ 150 milhões em uma rodada de investimentos Série E […]
O site ainda comenta que o Nubank já emitiu 3 milhões de cartões de crédito e possui uma fila gigantesca[…]. Ele já captou quase US$ 330 milhões em seis rodadas de investimento desde que foi fundado, em 2013. E é talvez o maior expoente do ecossistema de startups de todo o Brasil.
Conclusão
O mais importante ao final desta leitura, é se você conseguiu identificar a importância do registro da marca e patente. Isso a fim de alavancar o crescimento e o valor de mercado da sua empresa/startup.
O valor de mercado está intimamente ligado com o crescimento dos investimentos na sua inovação. Para que mais investidores se interessem pela sua ideia, é imprescindível que você cuide do valor de mercado da marca. E ainda, se preocupe em protegê-la.
O mercado das startups em si, movimenta-se de forma acelerada, e não só isso, lida com tecnologia. É preciso estar atento ao que conquistou e ao que se pode perder com a falta de registro.
Tudo está conectado, e o seu caminho de sucesso começa pelo registro da marca,
Precisa de ajuda com o registro? Ou ficou com alguma dúvida se faz ou não o registro da sua marca? No e-book Tudo o que você precisa saber sobre registro de marca, você tira todas as dúvidas!