Como proteger as marcas criadas pela minha agência?

Quando se fala em marca, existem muitas questões que precisam ser revistas para que ela...

como proteger as marcas

Quando se fala em marca, existem muitas questões que precisam ser revistas para que ela esteja devidamente em dia e possa ser usada no mercado, sem ter problemas sérios no futuro. Quando se é agência, a preocupação e o cuidado precisam ser redobrados.

Ao desenvolver uma marca ao seu cliente, é fundamental que todas as questões legais referentes a ela sejam levadas em consideração. Não apenas o registro da marca, como também o monitoramento dela no meio online e offline.

Veja no texto algumas dicas sobre como sua agência pode proteger as marcas criadas aos seus clientes. Falaremos também da importância de você, como agência, realizar a conscientização dos seus clientes sobre a necessidade do registro e monitoramento. Vamos lá!

Meu trabalho é desenvolver a marca

Existe todo um processo de captação de briefing com o cliente, brainstorm, inúmeras reuniões, ajustes, pesquisas e por aí vai, até se chegar na marca ideal. É um trabalho minucioso que demanda tempo e esforço da equipe.

Mas, considerando que sua agência foi contratada apenas para desenvolver uma marca, por incrível que pareça, seu trabalho não deveria parar por aí.

Ao chegar a uma marca que o cliente gostou e aprovou, é preciso pesquisar no meio digital e físico se existe uma igual ou parecida, concorda? Após identificar que não existe nada semelhante, a equipe finaliza o processo. Ou ainda, desenvolve todos os materiais de papelaria e de divulgação externa da empresa, com a nova marca do cliente. E pronto, é só começar a divulgá-la!

É nesse ponto que queremos chegar. Foi feito todo o processo e pesquisado com o objetivo de identificar se existia outra. Mas, e a parte de torná-la propriedade legal do seu cliente? Você deve estar se perguntando, mas como assim?

Como uma agência que desenvolve um trabalho sério e de qualidade, indicamos que realize a conscientização do seu cliente sobre a necessidade de registrar a marca dele no INPI. Isso não está relacionado apenas a evitar problemas ao seu cliente, mas também a você!

A importância do registro

protecao da marcaRegistrar uma marca ou patentear uma ideia/produto é fundamental para garantir a proteção delas contra concorrência desleal e uso indevido da marca, por exemplo.

Imagine a situação: sua agência ficou semanas em cima do desenvolvimento de uma marca, o cliente pediu inúmeras alterações. O processo demorou mais tempo do que o esperado, mas enfim, o cliente aprovou. A marca ficou linda, define muito bem o conceito que a empresa quer passar. Foi realizada a pesquisa online e offline, não encontraram nada semelhante. Desenvolveram todo material necessário para ser usado pela empresa. Ela inaugura, e dois meses depois recebe a notificação de outra empresa concorrente (com marca igual), alegando uso indevido da marca.

Seu cliente liga desesperado informando sobre a notificação recebida e usa linguajar pouco educado para enfatizar o transtorno que isso vai lhe causar.

Você pesquisa no INPI, e constata que, uma semana depois de ter feito a pesquisa no sistema, essa marca (que enviou a notificação) registrou-se com mesma identidade visual. Não é apenas para o seu cliente que fica ruim, mas também para você, pois teve seu trabalho plagiado.

Como a regra é muito clara, o direito sobre a marca, ideia ou produto, é de quem registrar primeiro, então não resta mais nada a fazer, a não ser, ligar para o seu cliente e dizer que ele precisa refazer tudo do zero.

Qual é o papel da minha agência, afinal?

Ao desenvolver uma marca é extremamente necessário que sua agência instrua o cliente para realizar o registro dela. Isso precisa ser feito o mais breve possível no INPI. E ainda, é importante que a agência reforce a necessidade dele fazer isso. Apresentar alguns exemplos do que pode ocorrer se ele não o fizer, é um caminho para incentivá-lo a registrar a marca.

A marca é o patrimônio do seu cliente, isso significa que uma questão com essa pode refletir na sua reputação e na dele, muitas vezes, de forma irreversível.

Mas é só isso que minha agência precisa fazer? Na realidade, essa atitude é a esperada, mas sempre há mais que se possa fazer pelo seu cliente.

Por ser um trabalho que demanda tempo e por possuir certas questões que precisam de expertise no assunto, é indicado que o registro de marcas e patente seja encaminhado por profissionais que entendem do tema, mas vale lembrar que é um processo que pode sim ser feito por qualquer pessoa.

Então, se desejar, sua agência pode encaminhar o cliente para a empresa especializada em registro. Claro, a decisão é dele, mas apresentar uma empresa que possa desenvolver esse trabalho de forma correta e objetiva, também pode ser considerado o papel da sua agência.

Parceria Fixar Play

fixar play parceriaExistem algumas empresas no mercado que se encarregam de realizar esse processo. E uma pergunta comum surge: se eu ou meu cliente consigo registrar sozinho, para que vou contratar uma empresa?

O processo do registro, desde a apresentação dos documentos até a emissão do certificado pelo INPI, é repleto de etapas com inúmeras ações. Existe uma lista de documentos que precisam ser entregues, taxas que precisam ser pagas em dia e formulários que precisam ser preenchidos. Mas, um detalhe: você não vai conseguir fazer tudo isso de uma só vez. Cada qual acontece em períodos diferentes, distribuídos entre 2 e 4 anos. Este é o tempo necessário para um registro de marca ser emitido.

Sua agência ou o seu cliente vão conseguir ficar monitorando todas essas etapas? Indo atrás de todos os documentos necessários?

Se você identificar que não, nós da Fixar podemos lhe ajudar. Trabalhamos com registro de marcas e patentes e monitoramos as marcas no meio online e offline.

Ao sermos responsabilizados por um registro, por exemplo, encaminhamos o processo e realizamos total acompanhamento. Isso com o intuito que não falte nenhum documento ou para que nenhuma taxa deixe de ser paga.

Através da Parceria Fixar Play, ao oferecer o serviço de registro de marca e patente para seu cliente, você tem muitos benefícios.

É a entrega de um serviço completo ao seu cliente. Atrelado a isso, a tranquilidade de ter a marca com a criatividade protegida e livre de concorrência desleal.

Para saber tudo sobre o Programa de Parcerias do Fixar Play clique aqui.

Conclusão

Não basta desenvolver uma marca incrível, é preciso protegê-la de forma constante.

Nós da Fixar batemos nesta tecla incansavelmente, pois diariamente recebemos clientes preocupados por terem encontrado suas marcas sendo usadas por outras empresas. Ou, até mesmo, clientes que querem protegê-las, mas não sabem como.

Como agência, é preciso que os clientes sejam informados da relevância de registrar suas marcas, ideias e produtos. E ainda, se possível, sejam orientados do melhor caminho em relação a isso.

A parceria com a Fixar, através do Programa Fixar Play, traz muitos benefícios para sua agência e seus clientes. Para se informar e descobrir como tornar um possível pesadelo em proteção de qualidade, entre em contato conosco! Se ficou com dúvida, escreva nos comentários!

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