Blog

burocracia e falta de tempo

Burocracia e falta de tempo: você precisa de ajuda com esses itens?

Existem muitas marcas por aí sem o registro, e isso não é novidade. A sua marca é registrada? Se não, provavelmente esse texto é para você.

A questão mais comum é que o processo de registro é demorado e envolve muita burocracia e tempo. E isso é fato, não vamos discordar. Mas, sua marca não pode e não deve ficar desprotegida. Por mais que o processo seja prolongado, estamos falando do patrimônio da sua empresa.

No texto de hoje iremos falar sobre a burocracia e a falta de tempo para realizar o registro de marcas. E ainda, apresentaremos a importância do registro e dicas sobre ele. Vamos lá!

O processo é lento, mas marca desprotegida é pior

De acordo com informações no site Rádio Senado, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promoveu uma audiência pública para discutir o registro de patentes e marcas no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o Brasil tem cerca de 218 mil pedidos de registro de patentes em atraso […].

Essa informação mostra que o INPI está tendo problemas para atender a demanda de registros, não só de patentes, mas também de marcas. Mas ele já está a um tempo procurando formas para resolver esse problema. A contratação de novos examinadores tem proporcionado um respiro.

marca desprotegidaConforme notícia publicada no site do INPI, entre janeiro e abril de 2018, a produção de todos os serviços do INPI teve um forte crescimento em comparação ao mesmo período de 2017, ocasionado, principalmente,  pelos resultados da contratação, em 2016 e 2017, de mais 210 examinadores (reforço de 25% no quadro de pessoal) e pelo aumento médio de 51% na produção de outros 219 examinadores que estão em trabalho remoto.

O processo é demorado, mas o INPI tem trabalhado em busca de alternativas para ajudar os empreendedores brasileiros no registro de suas marcas e patentes.

Agora, acreditamos que desmistificamos o seu pensamento em relação ao descaso que aparentemente havia com o registro de marcas e patentes no Brasil, certo?

Então, imagine a situação: você desenvolve sua marca e lança no mercado. Após ela conseguir certo prestígio entre os consumidores, você recebe uma notificação de outra empresa alegando que você está fazendo uso indevido da marca dela (que é igual a sua). Então você se lembra que não fez o registro ou nem ao menos encaminhou o processo no INPI.

Ajuda especializada é uma solução

Como você constatou acima, o INPI apresenta alguns problemas (que já estão sendo amenizados) para atender a crescente demanda por registros no Brasil. Se não bastasse essa questão, são inúmeros documentos solicitados pelo órgão, que variam de acordo com o tipo de registro. E ainda, várias etapas do processo em si levam entre 2 e 4 anos para registro de marcas e até 10 anos para registro de patentes.

Existe uma pergunta comum que todos questionam: consigo realizar o registro sozinho? Consegue, mas é um processo penoso e envolve muitos documentos. Vamos lhe apresentar alguns motivos pelos quais é mais fácil se você procurar uma ajuda especializada para isso.

Ao contratar uma empresa especializada em registro de marcas e patentes, independente do registro que você queira fazer (marca, patente, desenho industrial, programa de computador, contrato de tecnologia ou indicação geográfica), ela será responsável e fará todo o processo da melhor forma possível, pois já lida com esse tipo de situação no dia a dia e possui expertise de mercado.

A empresa especializada ainda, com o seu auxílio, apresentará uma documentação mais assertiva para o registro. Ela também realizará o acompanhamento com afinco, de forma segura, evitando que você desprenda seu limitado tempo nessa questão, que é tão importante, mas tão trabalhosa.

Registro: um passo a frente da concorrência

Quando você ouvir falar que o registro da sua marca é um diferencial competitivo frente a concorrência, acredite.

Os dados publicados pelo INPI, no boletim de julho deste ano, não negam: no acumulado janeiro-junho de 2018, entre os 84.407 depósitos de marcas efetuados por residentes no Brasil, destacaram-se: MEI, microempresa e EPP com 40.609 pedidos ou 48% do total; empresas de médio e grande porte (21.443 ou 25%) e pessoas físicas (19.472 ou 23%).

concorrenciaPercebeu que até mesmo os microempreendedores estão realizando o registro de suas marcas? Esse dado mostra que o registro é importante para qualquer tipo ou tamanho de empresa. O plágio nem sempre escolhe pelo número.

A sua marca registrada transparece respeito e honestidade ao consumidor, seu cliente. Não estamos sugerindo que ele vai no site do INPI pesquisar se sua marca está registrada, e caso não estiver, ele vai comprar em outra empresa. Não é isso. Esse ato irá refletir no futuro, quando sua marca for usada de forma indevida. Quando acontecer, seu cliente ficará confuso com a situação, e você, tendo sua marca registrada, irá mover uma ação judicial contra a empresa que realizou o plágio.

Ao ter o registro, você irá punir de forma correta, perante a lei, o seu concorrente. Não só isso, irá também conquistar uma visão positiva do seu cliente em relação a sua marca.

O fato de não deixar uma outra empresa usar sua marca de forma errônea, e por adquirir esse posicionamento quando ocorrer, permite ao cliente ver que o seu produto/serviço é de qualidade e que sua empresa trabalha de forma séria no mercado.

Conclusão

Para dar entrada no processo de registro de marcas ou patentes, é preciso respirar. Com ajuda de uma empresa especializada no assunto, como nós da Fixar, você poderá ficar tranquilo durante todas as etapas. Seremos responsáveis e tudo será feito conforme solicitado.

Não se trata apenas de livrar-se desta etapa tão importante para a sua marca. Etapa que influencia na segurança dela no mercado. Mas, de fazê-la da forma correta, sem que o processo se postergue mais do que o necessário, por falta de documentação ou atraso nas taxas, por exemplo.

Se precisar de alguma ajuda, em qualquer tipo de registro, entre em contato conosco! Podemos lhe auxiliar não apenas no registro, mas também no monitoramento completo da sua marca!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Preencha seus dados e clique no botão abaixo para conversar no WhatsApp:​