Blog

registro e monitoramento

Há soluções de registro e monitoramento de marca focado em agências?

Dar vida a uma marca envolve muito trabalho, pesquisa e comprometimento da agência para entregar o melhor resultado.

Na maioria dos casos, é um trabalho de meses para entender o cliente. Atrelado a isso, é preciso descobrir qual o conceito que se espera transmitir e quais elementos ela precisa conter para carregar consigo a identidade da empresa.

Mas, será que já existem parceiros para realizar o registro e monitoramento das marcas dos seus clientes focados em agências? Descobriremos!

Já existe empresa focada em registro e monitoramento?

Empresas especializadas em registro e monitoramento de marca já existem, e no mercado há várias opções.

O número de marcas e patentes que solicitaram registro no INPI de janeiro a abril deste ano, provam que existe demanda no mercado por empresas desse segmento. E que as empresas estão cada dia mais preocupadas em ter suas marcas protegidas em relação a concorrência desleal.

Conforme os dados publicados no site do INPI, marcas chegaram a um crescimento de 88%, passando de 47.201 concessões e indeferimentos nos primeiros quatro meses de 2017 para 88.641 decisões em 2018. Na área de patentes, houve aumento de 67%, que expressa as 3.219 decisões técnicas emitidas no primeiro quadrimestre do ano passado contra as 5.377 dos quatro meses iniciais de 2018.

Parceira focada em agência

Você já sabe que existem empresas que realizam o registro e monitoramento, mas e focada em atender sua agência? Você conhece?

Claro, um serviço desta escala vai ter um nível de qualidade e entrega diferente, se comparado entre uma empresa que oferta esse trabalho de forma geral e uma empresa que atende com um software específico ao monitoramento das marcas criadas pela sua agência, concorda?

Não apenas isso, ser uma empresa focada em agências engloba entender todo o processo de desenvolvimento da marca e o trabalho despendido com o objetivo de realizar todas as etapas. Bem como, todos os recursos necessários e o valor agregado na concepção da marca que será entregue ao cliente.

Cenário de proteção ideal

Você já pensou em um cenário de proteção ideal? Em nossa opinião é ter o registro de marca nas classes, registro de domínio e monitoramento do uso da marca em ambiente digital. E ainda, realização de procedimentos de proteção quando houver uso indevido e inclusão da marca na razão social. O que acha?

Levando em conta nossa experiência de mercado, são necessários os seguintes itens se você deseja ter proteção completa desde o início:

  • Pedido de registro e deferimento da marca;
  • Registro do domínio;
  • Monitoramento no INPI;
  • Relatório e Despachos do INPI em uma Plataforma;
  • Vigilância em redes sociais e meios digitais;
  • Monitoramento de oposições;
  • Monitoramento de manifestações;
  • Recursos administrativos;
  • Notificações por uso indevido da marca;
  • Acompanhamento do CNPJ;
  • Relatórios sobre a utilização da marca em ambientes WEB;
  • Acesso exclusivo a conteúdos e informações;
  • Suporte online;

Claro, se você realizar a parceria com uma empresa de registro e monitoramento, esses itens podem variar. Além de existirem várias, cada qual trabalha com pacotes e planos como lhes convém.

Este mencionado é o mais completo. Entretanto, existem alguns pontos que podem ser retirados. O seu cliente pode ter foco em monitoramento no INPI e redes sociais, ao invés de saber sobre manifestações e oposições, por exemplo.

Conclusão

Se você pesquisar vai encontrar várias soluções no mercado para realizar o registro e monitoramento das criações da sua agência. Vale lembrar que uma empresa engajada em atender o público geral, talvez não consiga superar suas expectativas e objetivos quanto agência.

A Fixar trata com seriedade o trabalho das agências, de tal forma que desenvolveu o Fixar Play e o Programa de Parceria Fixar Play pensando na proteção e monitoramento das criações da sua agência.

Se desejar entender mais o trabalho desenvolvido pela Fixar e ser nosso parceiro, entre em contato!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email