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ROI e Registro de Marca

ROI e Registro de Marca: qual é a relação entre eles?

Todo empreendedor sabe bem que sem investimentos a empresa não cresce e não prospera. Mas ao mesmo tempo sempre fica a dúvida: em que investir? Marketing? Recursos Humanos? Tecnologia?

Seja qual for a escolha, há um fato importante: o investimento precisa trazer resultado, ou seja, um bom ROI.

Quer saber mais sobre esse assunto, então confira o nosso blog post de hoje.

O que é o ROI e como isso beneficia a sua empresa?

ROI é uma sigla para o termo que vem do inglês “Return over Investment”, que traduzindo significa “Retorno sobre Investimento”. É um indicativo econômico importante para qualquer negócio porque mostra a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento.

Ele, em resumo, vai revelar se determinado investimento foi um prejuízo ou se foi lucrativo para a sua empresa. Pode ser usado tanto na hora de decidir se você deve ou não investir em um determinado projeto ou em determinada área da empresa, quanto na hora de avaliar quais investimentos deram ou não certo.

Como posso calcular o ROI?

Segundo o site MeuSucesso.com, o ROI pode ser calculado assim:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

O site Endeavor nos traz um exemplo prático: assumindo, por exemplo, que o ganho obtido da sua empresa tenha sido 500 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 100 mil reais, temos:

ROI = (500.000 – 100.000) / 100.000 ROI = 4

Neste caso, o resultado significa que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial. E para você obter o ROI em forma de porcentagem, deve multiplicar o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, então, o retorno sobre investimento foi de 400%.

Registro de marca e o retorno para a sua empresa

Você já pensou que o registro de marca, embora pareça um investimento incomum, pode ter um alto ROI? Ao contrário do que muita gente pensa, o registro de marca não é algo caro.

Uma empresa gasta em média de R$ 450,00 a R$1.000,00 para efetuar todo o processo. Um investimento inicial bem em conta e que recebe em troca inúmeros benefícios. Veja alguns:

  • O registro de marca garante a exclusividade do uso do nome e da sua logomarca;
  • Só o registro feito corretamente no INPI protege a sua empresa de casos de plágios e uso indevido da sua marca;
  • Registrar a sua marca traz respaldo e seriedade para a sua empresa;
  • O registro permite que você cresça e fortaleça sua marca em segurança, podendo divulgá-la de todas as maneiras possíveis, com total exclusividade;
  • A marca é um patrimônio da sua empresa, um bem valioso que agrega valor financeiro ao seu patrimônio, intangível no caso de uma venda, negociação ou expansão futura, podendo ainda contribuir na obtenção de empréstimos financeiros;
  • O registro certifica a conformidade dos produtos e serviços com normas ou especificações técnicas determinadas pela Lei nº 9.279/96, que regula a concessão de marcas e patentes no território nacional.

Conclusão

O registro da marca protege os interesses da empresa e como retorno, permite que a marca cresça, ganhe força e espaço no mercado. O retorno pode ser identificado no aumento das vendas e reconhecimento da marca e produtos pelos consumidores. Além da consolidação da marca no mercado.

Que tal iniciar seu processo de registro agora mesmo? Entre em contato com a Fixar, somos especialistas no assunto e vamos ajudar a sua empresa a realizar o processo de modo que o ROI seja positivo para o seu negócio!

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