Registro e proteção de conteúdos digitais: como proteger seu negócio

Já diria o bom e velho ditado “quem não é visto não é lembrado”. No...

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Já diria o bom e velho ditado “quem não é visto não é lembrado”. No mundo digital essa frase é mais que um ditado, é basicamente uma lei.

Com tanto conteúdo disponível na rede, você precisa marcar presença e ter relevância para chamar e conquistar a atenção do cliente. Caso contrário, qualquer vídeo de animais fofos ou de bebês sorrindo vai desviar e o cliente de você e sua empresa.

Por isso, ter presença digital é fundamental. Mas, aí entra uma questão importante: os riscos de pirataria. Conteúdo, atualmente, é a moeda mais valiosa da internet. Se fizer isso bem feito, com certeza alguém vai querer plagiá-lo.

E a situação se agrava já que estamos no Brasil, pois, de acordo com os dados divulgados pelo site Tecmundo, do relatório da MUSO (consultoria britânica que rastreia o desenvolvimento da pirataria na web), o Brasil é o 4º país que mais consome conteúdo ilegal no mundo.

Sendo assim, você precisa saber como fazer a proteção dos seus conteúdos. É sobre isso que falaremos no blog post de hoje. Confira!

Presença e marketing digital

O marketing do momento é o marketing de conteúdo, ou seja, aquele marketing que atrai clientes com conteúdo relevante e que de fato muda algo na vida da pessoa, ou seja, que ensina algo e que a ajuda a solucionar um problema.

A partir de vídeos, e-books, blog posts, imagens, infográficos e textos em redes sociais, o marketing de conteúdo educa o lead para que ele entenda determinado assunto e posteriormente consiga enxergar valor na sua marca, produtos e/ou serviços.

O meio digital vai lhe ajudar a criar empatia com o cliente e a marcar presença na memória dele. Isso vai torná-lo um verdadeiro fã da marca. Assim, ele vai te ajudar a compartilhar e disseminar a empresa e seus conteúdos.

Como registrar seus conteúdos digitais

Antes de registrar os conteúdos digitais, é preciso registrar a sua marca. Desse modo, você protege nome, marca e negócio. Afinal, apenas o registro de marca feito corretamente junto ao INPI vai garantir que a empresa não sofra danos graves em casos de plágio.

Além de registrar a marca, deve-se registrar junto ao site registro.br os endereços digitais da sua marca, por exemplo, o seu site e blog. Posteriormente, é necessário incluir a sua marca registrada em todo material digital que você lançar.

Como realizar a proteção da sua propriedade intelectual

Monitoramento da marcaPor definição, propriedade intelectual refere-se à criações da mente: invenções, trabalhos artísticos e literários, símbolos, nomes, imagens e desenhos (ou design) usados no comércio. No meio digital, todo material que você lança pode ser considerado propriedade intelectual da sua empresa.

Para realizar a proteção, é essencial contar com plataformas seguras de vídeo e de hospedagem de sites que impeçam plágios, cópias e uso indevido. Mas, acima de tudo, você precisa de uma ferramenta que faça o monitoramento da marca na internet.

Conclusão

É possível  perceber que no meio digital a proteção da marca e conteúdos da empresa precisa ser redobrada. Este ambiente é muito vasto e, dependendo da maneira que for realizado o monitoramento, ele pode ser incompleto.

É necessário que, ao decidir monitorar a marca e o conteúdo na internet, você opte por uma ferramenta eficaz e completa para este trabalho. Afinal, estamos falando da proteção do seu patrimônio.

A Fixar possui uma plataforma chamada Fixar Play. Ela é  uma ferramenta específica para monitoramento da marca e conteúdos da empresa na internet. Ela rastreia a internet por completo, 24 horas por dia e em tempo real. Tudo que fizer uso do nome da sua marca vai aparecer na ferramenta. Para conhecer mais sobre o Fixar Play clique aqui!

Se ficou com alguma dúvida entre em contato conosco, vamos lhe ajudar!

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