Somos cercados por produtos que possuem marca registrada. Dos mais simples artigos até as roupas de grifes mais caras, todas possuem um valor estimado. Esse valor é definido pela associação e confiabilidade que ela inspira nos clientes, bem como a fidelização e a expressividade que possui no mercado. Mas, afinal, como calcular o valor de uma marca?
Geralmente, para chegar a um denominador comum, calcula-se os valores futuros que a marca vai gerar, descontando seus riscos. Tudo funciona através da estimativa, já que não há como definir de pronto os lucros que ela gerará, nem mesmo saber exatamente os riscos envolvidos.
Assim, o valor é determinado de acordo com a expressividade da marca e vai sendo ajustado com o tempo.
Neste blog post iremos apresentar como estimar o valor de uma marca, dar exemplos de marcas valiosas e elencar benefícios de definir o valor da marca.
Como basear essa estimativa?
Estimar o valor de uma marca baseia-se principalmente na visão que os clientes possuem dela: a confiança, boa procedência, segurança e a qualidade contida nos produtos que ela oferece contribuem bastante para se chegar a um valor. Algumas delas, inclusive, tornam-se referência de qualidade, contribuindo para fidelizar e até devotar clientes.
A qualidade, os serviços prestados com segurança, a boa aparência e acabamento são fatores que contribuem para que a marca obtenha clientes satisfeitos, que a recomendarão aos seus próximos e aumentarão seu valor patrimonial. Isso porque à medida que o consumo e o reconhecimento crescem, mais valor é agregado a ela.
Convém lembrar que o valor de uma marca não é o mesmo que o valor da empresa: quando se calcula o valor patrimonial da empresa, o estimado da marca já está embutido nele. No entanto, quando se calcula o valor da marca, leva-se em conta características intangíveis.
Grandes marcas
As grandes marcas possuem valores que as ligam com as sensações dos clientes, que as reconhecem fazendo associações mentais e emocionais para consumi-las. Desta forma, tornam-se grandes marcas porque os consumidores não se sentem seguros ao substituí-las por outras.
Ao listarmos as 10 marcas mundialmente mais valiosas em 2015, certamente todas serão reconhecidas e associadas a algum tipo de conceito:
- Google;
- Apple;
- IBM;
- Microsoft;
- McDonald’s;
- Coca-Cola;
- Visa;
- AT&T;
- Marlboro;
- Amazon.
Vale ressaltar que a conexão que essas grandes marcas construíram com seus clientes não surgiram momentaneamente. Pelo contrário, levaram um bom tempo até que se tornaram sólidas. Desde o conceito da marca até as estratégias de branding, tudo precisou e precisa ser detalhadamente planejado. Além disso, é preciso colocá-los em prática para conquistar o cliente e mantê-lo neste nível de relacionamento.
Benefícios de definir o valor de uma marca
O grande benefício de definir o valor de uma marca, é conseguir estimar a expressividade dela no mercado. Isso contribui para muitas vantagens competitivas.
Desde um menor investimento em marketing (considerando o nível de lealdade dos consumidores e seu reconhecimento), um maior poder de negociação de valores com os fornecedores (visto que trabalhar com ela pode atribuir-lhes maior visibilidade), grande possibilidade de aceitação de novos produtos e até a segurança que oferece à empresa contra a agressividade do mercado.
Em meio a tanta expressividade, fidelização de clientes e lealdade de mercado, é importante tomar os devidos cuidados com a administração da marca. Afinal, manter seus atributos e valor de mercado depende de atualização constante, trabalho na manutenção da qualidade e consciência dela. E ainda, um marketing habilidoso, que serve para manter o reconhecimento e a confiabilidade, sem saturar o consumidor.
Os investimentos empregados na manutenção do valor de uma marca são a garantia que a empresa tem de mantê-la no mercado por mais tempo.
Conseguiu entender qual é o valor de uma marca? Tem ainda alguma dúvida? Deixe seu comentário!