Muitas empresas no país já perceberam a importância de ter uma estratégia de Marketing Digital. A internet tem mudado de maneira definitiva a forma de comunicação entre as organizações e seus consumidores. Antes os investimentos eram feitos somente por meio do chamado Marketing Tradicional através de canais como TV, rádio e jornal, por exemplo. O problema é que esse tipo de comunicação quase sempre requer grandes verbas e nem todas as empresas possuem recursos à disposição.
Hoje, porém, as pessoas têm muito mais opções de mídias e estão cada vez mais propensas a ignorar a propaganda irrelevante ou invasiva – que, muitas vezes, é o caso da mídia tradicional.
Neste blog post mostraremos 4 pontos que indicam que o Marketing Digital pode contribuir para o fortalecimento da sua marca.
Internet é o caminho
Hoje em dia, quando se quer comprar algo, as pessoas têm utilizado muito a internet como um canal essencial para tomada de decisão. Na web, o usuário tem sempre em mãos informações sobre o produto/serviço e a empresa. Além disso, ele verifica preços, consulta opiniões e pode seguir recomendações de amigos por meio das redes sociais.
Esse tipo de realidade demonstra que a publicidade efetiva atualmente, é aquela que gera interesse e valor ao seu público. A partir dessa perspectiva, vale afirmar que o Marketing Digital, (considerado um conjunto de estratégias voltadas ao intuito da promoção de certa marca na internet) tem características que auxiliam nessa tarefa.
Entre os diversos benefícios, ele possibilita medir o alcance da sua marca com precisão, é segmentável, permite atrair pessoas de forma gratuita, construir uma audiência e ainda tem um ótimo custo-benefício. Os 4 benefícios principais que podemos listar são:
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Garante presença forte na internet
No momento em que surge uma dúvida ou problema, qual tipo de atitude você tem? É bem provável que em algumas situações você já respondeu: “pesquiso no Google”.
O Google se tornou uma ferramenta essencial na vida dos brasileiros. Além disso, uma boa estratégia de Marketing Digital pode contribuir no objetivo do seu negócio aparecer nas primeiras posições do buscador. Isso, dentre outras coisas, asseguram a redução no custo de aquisição de clientes.
Você já ficou frustrado certa vez ao procurar uma empresa no Google e não encontrar?
Nos dias atuais, ter presença forte na internet é essencial. Caso estejam procurando sua empresa e não encontrem na web, as chances de nunca mais tentarem contato com você são enormes.
É claro que essa presença na web vai além do Google e das mídias sociais. Um site com o próprio domínio é um bom início, se o foco é conquistar uma boa presença na internet.
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Permite que a marca atinja o público certo
Como vimos até aqui, o Marketing Digital possui como um de seus benefícios, o fato de ser segmentável. Com intuito de que uma estratégia dê certo, é preciso construir o público e falar com ele na hora certa e no momento adequado.
No digital, é possível falar com o público que consome apenas um determinado tipo de produto. E ainda, com ferramentas cada vez mais modernas e intuitivas à disposição no mercado, tornou-se viável monitorar o comportamento das pessoas na internet.
Desta forma, é possível personalizar ações e campanhas de marketing de maneira muito eficiente. Por conta desse trabalho específico, o público tende a se identificar muito mais e, assim, a sua empresa pode conquistar ótimos resultados.
Lembra daquela campanha de e-mail marketing sobre um assunto que não tem nada a ver com você? Ou aquele e-mail que você recebeu com a propaganda de um serviço que já contratou? Esses tipos de erros na comunicação podem custar caro. Mas, o Marketing Digital possibilita que você os evite através da segmentação, controle e monitoramento das ações no meio digital.
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O conteúdo posiciona a marca como referência
A produção de conteúdo de qualidade é algo de extrema importância para a sua empresa. Ele serve no sentido de estabelecer diálogos e estreitar o relacionamento com seus clientes.
Além disso, a criação de conteúdo tem alto potencial de gerar Leads (clientes em potenciais), que serão trabalhados até o momento da decisão de compra.
Assim que o Lead realizar a conversão (download de um e-book, por exemplo), é a hora dele ser nutrido com mais conteúdos. Estes que irão fornecer cada vez mais informações e conhecimento. Dessa forma, esse contato será conscientizado acerca do tema que a empresa está tratando.
Esse processo é realizado até o momento que a pessoa entende que o produto/serviço oferecido pela empresa é bom para ela. E assim, ele toma a decisão de compra, transformando-se em um cliente.
Isso tem um ótimo impacto na empresa, pois possibilita mais previsibilidade, receitas e potencializa a reputação da da marca.
Ele ainda transfere a importância e a relevância daquelas informações para a organização que produziu. Isso quer dizer que, se você criou um texto que ajudou a resolver um problema do potencial cliente, certamente se colocou em posição privilegiada perante ele.
É importante que você tenha conhecimento de técnicas de SEO também, pois tão importante quanto produzir um conteúdo de qualidade, é posicionar ele na primeira dos resultados de pesquisa do Google para que ele traga bons frutos.
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Ajuda na criação de defensores da marca
Como vimos, ao criar uma estratégia de Marketing Digital, a empresa está mais do que trabalhando para aumentar seus resultados. Ela também está aumentando a sua reputação e autoridade.
Reputação e autoridade são armas eficientes para a conquista de novos clientes. Mas também são fundamentais para criar defensores da sua marca. No momento que você realiza um trabalho que resolve um problema e ainda surpreende seu cliente, ele ficará feliz e satisfeito. Provavelmente, ele se tornará um fã dela, o que é ótimo para a fidelização. E ainda, influenciará outras pessoas para também se tornarem clientes da empresa.
Para que isso se torne realidade, é imprescindível criar relacionamentos honestos, próximos e bem planejados. Cativar seus clientes por meio de ações de Marketing Digital, como a criação de conteúdos relevantes, fará com que eles sempre tenham a sua marca como referência. Não apenas em produtos/serviços, como em conteúdos ricos.
A consequência desse trabalho será revertida em mais vendas e mais resultados positivos para a organização.
Conclusão
Agora você já sabe mais detalhes sobre a importância do Marketing Digital para a empresa. Então, chegou o momento de colocar a mão na massa para atingir as metas estabelecidas e, quem sabe, estabelecer outras.
Claro que ter sucesso em uma estratégia digital não é algo que acontece da noite para o dia. É por isso que produzimos conteúdos de valor continuamente, por exemplo.
Por outro lado, quando você realiza um trabalho sério, consistente e bem planejado, os resultados certamente aparecem.
Ficou com alguma dúvida sobre Marketing Digital? Escreve nos comentários que iremos responder!