Blog

Registro primeiro

É de quem registrar primeiro? O que fazer quando outra marca tem o mesmo nome que o seu

A marca é o maior patrimônio de uma empresa. É o que faz os clientes reconhecerem os produtos e serviços que ela possui, é a identidade da empresa. E como seria se uma outra empresa tivesse a mesma “identidade” que a sua?

Para você seria um grande susto, e na certa, um grande prejuízo. Mas e para o seu cliente? Uma grande confusão. Portanto, é bom estar preparado caso esse inconveniente aconteça com você.

No blog post de hoje falaremos sobre o que você deve fazer caso encontre uma marca com o mesmo nome que o seu. Confira.

Consulte a disponibilidade de registro

Ao encontrar uma marca com o mesmo nome que a seu, você deve consultar o site do INPI e verificar se aquela marca está ou não registrada e em qual classe ela se registrou.

Vale lembrar que o INPI somente concede a exclusividade da marca a classe à qual o registro foi requerido. Em relação a isso, o instituto adota um Classificador Internacional com 45 classes.  Sendo assim, a marca “FOX”, por exemplo, pode identificar tanto um carro da marca Volkswagen quanto um famoso canal de TV. Porém, nenhum outro canal de TV pode se chamar FOX.

A marca com o mesmo nome já é registrada? Veja o que fazer

Caso a outra empresa já tenha registrado a marca que possui, e esta tem o mesmo nome que o seu, infelizmente, não há mais nada que você possa fazer para manter aquele nome.

No mundo dos registros de marcas, o direito é de quem possui o registro da marca primeiro, com uma raríssima exceção: o uso anterior efetivamente comprovado.

Sendo assim, você precisa recomeçar, escolher um novo nome, ou seja, refazer o processo de naming e criar uma nova logo.  Além disso, você precisará pensar em estratégias com o objetivo de comunicar e manter seus clientes, e ainda, conquistar novos.

Mudar o nome da sua marca não é algo simples e prejuízos são inerentes ao processo. É comum que você perca alguns clientes, tenha gastos para criar uma nova logo, necessite registrar e pagar por um novo domínio ao seu site, perca tempo escolhendo um novo nome e tenha que começar do zero no mercado.

A marca igual a sua não é registrada? Corra!

Como vimos anteriormente, a marca é sim de quem registrar primeiro. Portanto, se você está utilizando a marca, fez a pesquisa e detectou que a marca que possui o mesmo nome que a sua não é registrada, é hora de agir!

Quanto mais rápido você iniciar o processo de registro, melhor será para a sua empresa. Afinal, ao ter o processo iniciado, você já possui uma expectativa de direitos e pode se resguardar.

O processo de registro de marcas é moroso e complexo para quem não tem o conhecimento necessário. Ao todo, pode demorar entre 2 (dois) e 4 (quatro) anos. Caso haja algum erro na escolha da classe de atividades da sua marca ou no preenchimento dos formulários, o registro pode ser negado e a marca volta a ficar disponível para ser registrada.

Portanto, garanta que o processo seja feito da maneira correta e conte com uma assessoria especializada. Não corra riscos ou desperdice tempo!

Restou alguma dúvida? Nos questione nos comentários que vamos lhe ajudar!

Compartilhe:

Preencha seus dados e clique no botão abaixo para conversar no WhatsApp:

2023 chegando ao fim…

Desejamos à você e sua família um Natal pleno de harmonia. Que os desafios deste ano se transformem em conquistas e realizações no Novo Ano que se aproxima.

Boas Festas!

Fixar Propriedade Intelectual

Informamos que estaremos em férias coletivas a partir do dia 18/12, retornando nossas atividades normais em 08/01/2024.