O número de empresas que são abertas no Brasil impressiona. De acordo com o Portal Novarejo, em 2017 nasceram 2.202.622 milhões de empreendimentos no país.
O INPI, em seu boletim mensal, deste mês, relatou que os pedidos de registro de marcas alcançaram, em julho deste ano, 18.266, que representa expansão de 13,7% em relação a julho do ano passado.
Grande parte do número de empresas que abriram no país, correspondem às empresas denominadas MEI (microempreendedor individual). Daí você se pergunta: MEI não precisa registrar a marca? É recomendado que ele registre. Mas, por ser um empreendimento pequeno, muitas vezes até sem estrutura fixa, o registro não é tratado como algo de extrema importância para o empreendedor deste pequeno negócio.
Onde queremos chegar com tudo isso?
Percebeu a diferença gritante entre o número de novas empresas e o número de pedidos de registros de marcas no INPI? É isso que precisamos modificar. E a ajuda da sua agência é muito importante.
No blog post de hoje apresentaremos os benefícios que sua agência tem ao registrar a marca do cliente. Vamos lá!
A marca do cliente também é sua
Após todo o processo de elaboração da marca, sua agência entrega a marca pronta ao cliente. Com todo o material de papelaria finalizado, recebe o pagamento pelo serviço e o seu trabalho acaba.
Por mais que a marca seja do cliente, pois ele pagou por isso (e assinou algum documento que lhe fornece poderes sobre a marca), o desenvolvimento dela partiu da sua agência. Ela não deixa de ser uma forma de propagação do trabalho que sua agência produz. E, dependendo do tamanho da empresa do cliente, pode levar o nome da sua agência pelo Brasil ou pelo mundo.
Compreendeu a relevância que a marca tem quando conquista o mercado? E se isso acontecer da forma errada?
Tratar a marca do cliente como se fosse propriedade da agência, tanto no empenho na hora da concepção dela, quanto na preocupação em protegê-la da concorrência desleal, é fundamental e só traz benefícios.
Quais os benefícios para a agência?
As principais vantagens que a sua agência tem ao registrar a marca do cliente são: ter a criatividade protegida, adquirir distinção no mercado por mostrar preocupação com a marca do cliente em relação ao registro e divulgação do trabalho da agência em larga escala, dependendo do tamanho da empresa para qual foi desenvolvido o trabalho. Porque sim, as pessoas vão atrás com o intuito de saber quem criou, quando gostam do design de uma marca.
Além disso, com o registro da marca, é possível realizar a divulgação da agência de forma segura, dar encaminhamento ao registro através de parceria com empresa especializada em registro e patente (deixando poucas brechas para o cliente deixar a marca desprotegida e favorável a concorrência desleal), e se estabelecida parceria com a empresa de registro, é possível receber remuneração pela indicação, tornando mais barato o processo para o próprio cliente da agência.
E então?
Ao registrar a marca do cliente, você percebeu que ambos ganham. Caso firme parceria com uma empresa especializa neste serviço, como nós, é possível ter um retorno financeiro nesta ação. Mas, o verdadeiro ganho está presente no impacto que o registro vai causar na marca e na agência.
Mostrar preocupação e tomar alguma atitude a respeito do registro, se torna um diferencial da sua agência. Uma agência de criação de marcas, que apresenta algum tipo de caminho para facilitar a vida no cliente nesse quesito, com certeza, vai se destacar em relação a uma agência que apenas cria e não se preocupa em conscientizar da legalização da marca.
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