Criar ou tornar uma marca um sucesso, é um dos maiores desejos do empreendedor. Afinal, uma marca com tal potencial é sinônimo de produtos queridos pelo consumidor, uma empresa bem-sucedida e lucrativa.
Há várias técnicas e estratégias que podem ser adotadas por quem almeja um resultado como este. No blog post de hoje resumimos todas essas técnicas em dicas práticas para te ajudar a criar uma marca de sucesso. Confira!
Faça corretamente o processo de naming
O nome da sua marca é o que o público vai gravar na mente e o que ele vai associar a sua empresa e seus produtos. Por isso, faça com máxima atenção e dedicação o processo de naming.
O processo de naming é a prática de desenvolver nomes de marcas para corporações, produtos e serviços, na busca de um nome que seja valioso comercialmente, fácil para o público identificar e interagir. Segundo Jonathan Long, criador da consultoria Market Domination Media, “é importante pensar em uma escolha que emplaque com o público-alvo e que seja maleável para ações de marketing e divulgação.”
O nome de preferência deve ser:
- Curto;
- De fácil oralidade – fácil de ser falado;
- Diferente de toda a concorrência;
- Não deve usar nomes comuns (por ex. ganhar dinheiro);
- Fácil de decorar.
Para fazer corretamente o passo a passo do naming, temos dicas valiosas no nosso e-book sobre Registro de Marca. Mas listamos aqui etapas que você deve seguir.
Cuide da identidade visual
Além do nome você precisa definir as cores e o desenho, ou seja, a logo que vai representar a sua marca. Ela precisa ser moderna, bonita, atrativa e talvez, o mais importante, ficar registada na memória do consumidor.
Faça as escolhas que combinam com a sua história, com a sua essência e com o que a sua empresa quer mostrar ao mundo.
Registre sua marca
Segundo a Revista Exame, no mundo corporativo, a marca é o maior patrimônio que o empreendedor pode ter e, com certeza, esse investimento poderá render acima de qualquer aplicação financeira.
É só ver o caso das marcas mais valiosas do mundo em 2017. O Google, por exemplo, com valor de marca US$ 109,4 bilhões e a Apple, com valor em US$ 107 bilhões.
É preciso proteger o seu maior patrimônio, não é mesmo? Não dá para falar em marca de sucesso sem pensar em protegê-la antes. Até porque se você alcançar o sucesso, sem ter sua marca devidamente registrada, alguém pode simplesmente tomá-la de você ou usá-la de maneira indevida. Por isso, faça o processo de registro no INPI com um especialista.
Adote uma estratégia de Branding
Branding consiste no conjunto de atividades que se destinam exclusivamente a gestão de uma marca. O branding vai ajudar a sua empresa a gerir a marca de maneira a otimizar as relações com os seus clientes, levando-os a compreender muito além do valor meramente econômico da sua empresa, mas sim o conceito da sua marca.
A grande diferença ao adotar uma estratégia de branding, é ter a possibilidade de tornar os seus clientes verdadeiros fãs. É ainda conquistar de fato o coração dos consumidores e assim ganhar divulgadores da marca. Para isso você precisa descobrir a verdadeira essência da sua marca.
Esteja presente online
Quem não é visto não é lembrado, e quem não é lembrado dificilmente faz sucesso, não é mesmo? Então, cuide da sua presença digital. Tenha um bom site e crie páginas nas redes sociais. Além disso, forneça conteúdo rico através seu blog, ou seja, esteja disponível para seu cliente.
Pronto para tornar a sua marca um sucesso? Se ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários!