Que as empresas estão cada dia mais cientes da necessidade de registro de suas marcas, isso é fato. Mas não é suficiente, pois ainda surgem empresas recebendo/enviando notificações de uso indevido da marca. Nessa situação, elas são pegas de surpresa, pois não possuem o registro.
Confira aqui a importância do registro, em quais fatores a falta dele prejudica a agência e em quais prejudica o cliente, dono da marca. E ainda, o que fazer para evitar esses contratempos.
Importância do registro para agência e cliente
Se você ler nossos outros blogs posts, vai perceber que sempre entramos nessa questão da importância do registro.
Como agência, seu trabalho ao elaborar uma marca é extenso, mas não apenas isso, o reconhecimento que ela ganha no mercado, quando seu cliente passa a usá-la, não pode ser perdido simplesmente porque não ocorreu o registro.
Analisando, algo tão importante não deveria se perder por uma questão que é relativamente simples de resolver, neste caso, o registro. É fundamental pensar e tomar as atitudes certas sobre isso, antes que algo pior aconteça.
A falta de registro interfere na integridade, relevância e prestígio da marca do seu cliente no mercado. Da mesma forma que afeta a percepção intelectual do consumidor em relação a sua agência.
Se ele encontrar várias marcas desenvolvidas por você na internet, achar incrível o seu trabalho, mas logo em seguida, pesquisando um pouco mais, identificar as mesmas identidades visuais criadas pela sua concorrência, o que ele vai pensar? Isso é valido também para quando pesquisarem o seu cliente na internet.
Como evitar custos pela falta de registro?
Como evitar custos futuros que poderão surgir pela falta de registro? Fazendo o registro da marca!
O registro é feito no INPI e envolve algumas etapas. Ele possui um custo e você pode acessar o infográfico com os valores aqui. Mas, comparando esse valor com o custo de precisar refazer sua marca do zero, desde papelaria até divulgação nas mídias digitais, com certeza vale a pena fazer o registro para evitar todo este retrabalho e gasto financeiro.
Outra questão, é que a falta de registro afeta na segurança que o consumidor tem em relação ao padrão de qualidade do produto/serviço. Ele prejudica a credibilidade e autoridade da marca no mercado. Além disso, o público tem medo de indicar a empresa para outras pessoas.
Esses argumentos também se aplicam à agência. Ao desenvolver uma marca para o seu cliente, esta que é lançada no mercado sem o registro, você corre o risco de ter sua credibilidade e confiança, até então consolidadas no mercado, enfraquecidas por causa desta situação.
Conclusão
Ao registrar a marca, evita-se gastos exorbitantes que seriam despendidos para recomeçá-la do zero. Além disso, evita que a credibilidade e confiança que o consumidor adquiriu na marca do cliente, se perca com facilidade.
É ou pelo menos deveria ser da responsabilidade da agência conscientizar o cliente da importância de efetuar o registro. E, dessa forma, mostrar que caso ele não faça isso, a reputação dele e da agência que criou vai correr sérios riscos.
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