Blog

Símbolo de marca registrada

Símbolo de marca registrada: quando você pode usar?

Você já deve ter visto em muitas logomarcas aquela letra R dentro de um círculo: o símbolo de marca registrada. Porém, você sabe para que ele serve? Qual o sentido de usar isso em sua marca?

Hoje vamos falar sobre esse símbolo, quando você pode usar e a importância dele se você possui sua marca registrada no INPI. Continue a leitura!

O que é o símbolo de marca registrada?

Ele serve como uma comprovação visual de que sua marca está registrada no INPI.

Quem pode usar?

Você só pode usar o ® de registro se sua marca estiver devidamente registrada. Mesmo que sua marca esteja em processo para registro no INPI, você só terá direito de usar o símbolo depois de efetivamente registrada.

Fazer uso dele sem ter de fato direito, pode trazer problemas para você e seu negócio, já que pode ser caracterizado como falsidade ideológica.

Essa prática de uso indevido do símbolo é muito comum com o intuito de intimidar os concorrentes.

Porém, ela também é muito perigosa. Isso porque além de estar prejudicando seus concorrentes – estes que acreditam precisar trocar suas marcas devido ao símbolo – alguém pode pesquisar na Revista de Propriedade Industrial, do INPI e verificar que você ainda não possui registro. E então, denunciá-lo pelo uso não permitido do símbolo de marca registrada.

Quando usar o símbolo de marca registrada?

Com a marca devidamente registrada no INPI, fica a critério do proprietário dela colocar esse símbolo ou não. Quem ganha esse recurso normalmente coloca a fim de transparecer confiança e qualidade aos consumidores.

Ele é usado no lado direito do nome, na parte superior ou inferior. A posição fica a gosto de cada um. E o tamanho, é aconselhado em uma proporção discreta, sem chamar mais atenção do que a marca em si.

Diferença entre os símbolos R, C e TM

Símbolos de registro

O símbolo de marca registrada no Brasil é representado pela letra “R” maiúsculo dentro de um círculo que significa registrado e proíbe o uso da marca por parte de outras pessoas.

Em inglês esse símbolo aparece com as letras “TM” em maiúsculo, que significa Trade Mark ™ (marca comercial), mais frequentemente utilizado nos Estados Unidos.

O símbolo que compreende a letra “C” dentro de um círculo em maiúsculo, simboliza Copyright ©, que é a proteção de direitos autorais.

Obras literárias e outras produções intelectuais devidamente registradas podem e devem carregar consigo este símbolo. É permite o uso por parte de terceiros mediante o pagamento de royalties a pessoa que tem o registro.

Apenas para agregar no seu conhecimento, existe também o símbolo ℗ é utilizado na proteção do som. É a sigla para Phonogram (fonograma) comunicação em formato de som.

E ainda, temos o símbolo ℠ abreviação de Service Mark (marca de serviço). Ele é mais comum nos Estados Unidos e é usado por empresas que vendem serviços.

E então?

Agora ficou mais fácil entender o que é cada um dos símbolos, mas principalmente quando e como usar o símbolo de marca registrada, certo?

Se quiser saber mais sobre registro de marca, confira o e-book exclusivo que elaboramos. Ele responde principais dúvidas sobre o processo de registro! Faça o download gratuito AGORA! ⤵️

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email