Blog

Presença digital

Presença Digital: como está a sua?

Onde estão os olhos do consumidor atualmente? Na internet! De acordo com a pesquisa da We Are Social e Hootsuite, no site do Marketing sem Gravata, “85% dos internautas brasileiros acessam a internet diariamente, em uma média de 9 horas”. Com certeza é um tempo que você não pode desperdiçar, é preciso estar lá o tempo todo!

Neste blog post falaremos sobre o que é a presença digital e qual a importância dela para a empresa. E ainda, a necessidade de promovê-la no ambiente digital de forma correta. Vamos lá!

Mas afinal o que realmente é presença digital?

Ter presença digital é mais do que ter um site e uma página em uma rede social. Segundo o Portal AdministradoresPresença Digital é um conjunto de fatores e esforços de uma empresa que ajuda a construir e fortalecer sua marca na internet […] Simplificando, é como você, sua marca, empresa e produto ou serviço vão se apresentar no ambiente online.”

Como a presença digital ajuda a sua empresa?

O Gerente de Parcerias Estratégicas do Google, Fernando Ranieri, afirma na entrevista ao Gazeta Online que “estar fora da internet, estar fora do mundo digital, é praticamente você estar fora de onde as pessoas estão procurando e resolvendo as necessidades.”

As empresas alcançam o sucesso porque a presença digital ajuda nos seguintes aspectos:

  • Aumenta visibilidade;
  • Potencializa as vendas: com ela há uma maior chance do consumidor encontrar a sua marca ao escolher um produto. Na pesquisa da Salesforce eles descobriram que globalmente, 79% pesquisam online antes de ir a uma loja física e 85% pesquisam online antes de realizar uma compra online. Já pensou se o seu cliente não lhe encontrar em nenhuma pesquisa ou busca que ele fizer? Seu produto não vai ser considerado uma possibilidade de compra e ele então irá em busca de outra opção;
  • Ajuda na apresentação da empresa: divulga seus produtos, diferenciais e possibilita o aumento da cartela de clientes, pois novas pessoas conhecem e se identificam com a marca;
  • Promove relacionamento com o cliente: Dov L. Seidman, autor do best-seller How:Why How We Do Anything Means Everything, diz que “em um mundo conectado vencem os indivíduos e organizações que estabelecem conexões mais fortes”. Ter presença digital ajuda a ter um relacionamento melhor e mais próximo com seus clientes;
  • Fidelização de clientes: se o cliente te vê, conhece e interage com você, há maior chance dele se fidelizar e se tornar um apaixonado pela marca. 

Não é apenas estar presente, tem que fazer de forma correta

Vimos acima a importância de estar presente no meio digital. Mas é essencial fazer isso da forma correta. Quem começa a aparecer, começa a ficar visado e assim chama atenção da concorrência e de empresas e indivíduos mal-intencionados. A moeda de ouro da internet é a visibilidade e o engajamento com clientes.

Já pensou se depois de todo o esforço para alcançar isso você simplesmente se deparar com a perda da exclusividade? Quem não tem a marca e o domínio devidamente registrados está sujeito a ver terceiros reproduzindo ou imitando a marca e produtos sem poder reivindicar nada.

Tenha presença digital, pois ela é vital neste tempo que a internet tem se transformado no centro da atenção. Contudo, faça isso em segurança. Registre corretamente a marca e proteja seu domínio. Faça valer o seu direito de exclusividade monitorando sua marca no ambiente digital. Faça o download do nosso ebook sobre Registro de Marcas e entenda mais sobre o assunto.

Ficou com dúvidas? Escreva nos comentários!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email