Blog

Inovação e tecnologia

Fixar se dedica ao mercado de inovação e tecnologia

A Fixar direciona esforços para atender cada vez mais com qualidade, empresas de inovação e tecnologia. Ela tem se especializado no suporte a essas empresas, no registro de marcas e patentes, monitoramento e acesso a bancos tecnológicos.

No blog post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as especializações e cursos e quais ações que a Fixar tem realizado para atender a essas áreas que tem crescido de forma acelerada no mercado.

Programa SEBRAE Startup e Inovação

A Fixar participou de programas do SEBRAE voltados para concepção e elaboração de ideias inovadoras com o objetivo de torná-las negócios de sucesso.

O foco era entender mais do universo digital, das inovações e das startups para poder ser suporte no desenvolvimento de ideias e projetos.

Ou seja, a Fixar busca sempre estar apta a aconselhar desde a concepção de uma ideia (caso você não tenha uma) até o registro e monitoramento das suas propriedades intelectuais.

Blockchain

A Fixar já realizou a capacitação dos seus gestores em blockchain. Mas, o que ele significa? De acordo com o site Techtudo, o conceito de blockchain (ou cadeia de dados) surgiu em 2008 e representa, basicamente, uma forma de validar uma transação ou registro. Desenvolvido para dar mais segurança às transações digitais, o blockchain é a inovação que está por trás da moeda digital. Apesar de estar ligado às criptomoedas […], o seu uso começa a se diversificar.

Blockchain

Ainda conforme informações do site, a tecnologia pode ser usada também na validação de documentos – contratos, vendas de imóveis ou troca de ações.

É indicado também para provar a autenticidade de páginas na internet. Com o uso do blockchain é possível provar que um conteúdo esteve publicado em um site e, assim, se copiado, ser utilizado para provas em processos judiciais. Ele também é estudado para ser utilizado em bancos e para validar votos em eleições digitais.

Mas qual a relação da Fixar com o blockchain? TUDO! A função principal dele, que é a proteção através da criptografia dos dados, faz com que ele seja uma ferramenta muito útil ao trabalho desenvolvido. Nossa marca é cuidar da sua, e o blockchain vem agregar ainda mais nesta ação!

Plataforma tecnológica de proteção intelectual

Além de dar encaminhamento as questões burocráticas junto aos órgãos oficiais para registro de marcas e patentes, a Fixar tem contribuído com o monitoramento do uso indevido da marca através da Plataforma exclusiva, o Fixar Play.

Com o objetivo de atender clientes e parceiros, a ferramenta facilita no acompanhamento e, se necessário, na identificação de quem a está usando nos meios on-line.

Nada passará despercebido pela ferramenta. A partir do momento que a marca é colocada lá, o software realiza uma varredura completa na internet, em tempo real, 24 horas por dia, em busca de algum uso da marca de forma indevida.

Fixar Play

Vale enfatizar que a ferramenta não auxilia apenas para reconhecer o uso indevido da marca no meio digital, mas colabora para questões relevantes como, análise do que os clientes estão falando dela, feedbacks positivos e negativos, quais conteúdos são mais lidos, favorecendo a elaboração de novas ideias a serem abordadas. A opinião dos clientes é fundamental, pois auxilia para possíveis mudanças que sejam necessárias no produto/serviço prestado.

Bancos tecnológicos

A Fixar possui convênio com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para pesquisa e prospecção tecnológica em bancos de dados de patente mundial e desenvolvimento de novos produtos.

A UFSCar teve início das suas atividades em 1970 e as discussões acerca do tema Propriedade Intelectual na comunidade acadêmica tiveram início no final da década de 90. Ainda de acordo com o site da Agência de Inovação da UFSCar, em 2002, a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI – UFSCar) criou o Setor de Projetos, responsável pelas atividades relativas ao gerenciamento das patentes da Universidade.

Em outubro de 2003, foi aprovado pelo Conselho Universitário a Portaria GR n. 627/03, que instituiu o programa de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia no âmbito da UFSCar, regulamenta os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial e dá outras providências.

BANCOS TECNOLÓGICOS

Ainda sobre a história de Agência de Inovação da UFSCar, é relatado no site que, atendendo às exigências previstas na Lei de Inovação (Lei n. 10.973, de 02 de dezembro de 2004) e seu decreto regulamentador (n. 5.563, de 11 de outubro de 2005), foi criada a Portaria n. 823/08 que dispõe sobre a política de inovação tecnológica e institui a Agência de Inovação da UFSCar, aprovada pelo Conselho Universitário da Instituição em 14 de dezembro de 2007 e publicada em 02 de janeiro de 2008.

A Agência de Inovação da UFSCar, órgão vinculado à reitoria, é responsável, então, pelo tratamento da Propriedade Intelectual no âmbito da UFSCar.

Esse convênio auxilia de forma muito vantajosa. Se você deseja realizar a patente de um produto inovador, mas não sabe por onde começar, além da Fixar lhe ajudar no encaminhamento dos documentos e etapas necessárias, antes disso, ela realiza uma pesquisa aprofundada neste banco de dados para verificar se mundialmente já não existe algo parecido patenteado.

Além disso, pode ocorrer o contrário também. Você pode pedir auxílio da Fixar para encontrar um produto que não tenha sido patenteado, ou que teve a data de patente vencida. Ou seja, a partir do momento que um produto tem sua patente com data de validade vencida, ele pode ser patenteado por outra pessoa.

Foco: empresas de inovação e tecnologia

O trabalho desenvolvido pela Fixar busca atender todos que necessitam de ajuda no registro da marca ou patente e desejam realizar o monitoramento. Mas, seus esforços e especializações estão focados em atender empresas de inovação e tecnologia.

Com profissionais altamente capacitados, ela te dá suporte em todas as questões legais, indicando o melhor caminho em cada passo ou etapa.

Essa preocupação em ter acesso a bancos tecnológicos e se capacitar em relação ao blockchain, é com o intuito de estar cada dia mais apta para oferecer as melhores soluções em proteção e monitoramento da sua propriedade intelectual.

De acordo com matéria divulgada no site da ABES Software (Associação Brasileira das Empresas de Software), o Brasil mantem-se como o 9º maior mercado de software do mundo. Além disso o site destaca que, dentre as características das empresas brasileiras desenvolvedoras de software, 49,3% são consideradas micro (com 10 funcionários ou menos), 46,2% pequenas (de 10 a 99 funcionários), 4% médias (entre 100 e 500 trabalhadores) e apenas 0,5% grandes (acima de 500 funcionários). Hoje o setor de software representa 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Com esses dados importantes, podemos destacar não apenas o registro de marca e patente como a proteção de programas de computador. Ou seja, a proteção da tecnologia desenvolvida é cada vez mais essencial. Além disso, os números mostram a proporção que as micro e pequenas empresas tem alcançado no mercado brasileiro, não apenas em empresas de software, mas de vários segmentos.

Então, podemos entender da seguinte forma: a proteção é indispensável para empresas de qualquer porte, mas os holofotes estão voltados para as MPEs e Startups (que também começam pequenas).

Conclusão

Proteção e monitoramento são os pilares da Fixar. E ela não poderia fornecer este serviço sem entender todas as questões que envolvem ele, concorda?

Plataforma de proteção exclusiva, entendimento do blockchain, conexão com o trabalho do SEBRAE, são algumas formas que a Fixar encontrou para se aprofundar no universo tecnológico e com o propósito se ser completa no serviço que oferece.

Se está começando sua ideia agora, converse conosco. Se precisar de ajuda com registro e monitoramento de marca, também! Nossa marca é cuidar da sua!

Compartilhe:

Preencha seus dados e clique no botão abaixo para conversar no WhatsApp:

2023 chegando ao fim…

Desejamos à você e sua família um Natal pleno de harmonia. Que os desafios deste ano se transformem em conquistas e realizações no Novo Ano que se aproxima.

Boas Festas!

Fixar Propriedade Intelectual

Informamos que estaremos em férias coletivas a partir do dia 18/12, retornando nossas atividades normais em 08/01/2024.