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Marca registrada: segurança nos negócios e credibilidade - monitore a sua

Marca registrada: segurança nos negócios e credibilidade – monitore a sua

Sabemos que a integridade da sua marca é algo muito valioso para você. E ainda, que seu objetivo, além de ter um crescimento acelerado, é ter seu negócio, marca e produto seguros.

Compreendemos também que por lidar com questões inovadoras, você tem receio de que suas ideias sejam copiadas. E nós também nos preocupamos muito com isso.

Por a concepção até a consolidação inicial da startup, dar-se entre dois e três anos (o que podemos considerar relativamente rápido, se comparado a empresas tradicionais), entendemos que, o seu ritmo e o ritmo do seu negócio, andam em disparada, e que a palavra burocracia já lhe assusta, pois remete ao pensamento de precisar andar lentamente no tempo. E andar devagar neste mercado altamente competitivo é loucura, não acha?

No blog post de hoje vamos falar sobre os benefícios do registro e a importância do monitoramento. E ainda, como uma ajuda especializada pode auxiliar significativamente no monitoramento completo da sua marca. Vamos lá!

Benefícios do registro

Marca registrada: segurança nos negócios e credibilidade - monitore a suaO registro da marca permite assegurar seus diferenciais, não só apenas com a startup em ascensão, como também no momento de escalonar o crescimento. É muito mais fácil realizar o registro quando se está no início, do que quando a startup está em evolução.

Até porque, corre-se o risco, se deixar para registrar muito tempo depois dela estar em plena atividade, de encontrar, na pesquisa no site do INPI, uma marca com mesmo nome, e precisar recomeçar a identidade visual e trabalho de prospecção de clientes do zero.

Não é nosso foco aqui a parte de investimentos, mas vale ressaltar que o registro influencia muito nos investimentos dispendidos para uma ideia protegida. De acordo com matéria publicada no site do Terra, o especialista em inovação e aceleração de startups, Frederico Moreira, relata que “ter uma empresa consolidada com uma marca que não pode ser registrada é um grande problema. Os investidores vão verificar este ponto. A marca registrada acelera o processo de captação de investimento.”

E ainda…

Uma publicação do site Expressa Design, apresenta muito bem mais algumas vantagens de realizar o registro:

  • Proteção legal de exclusividade em todo o território brasileiro, por dez anos;
  • Se for utilizada a marca, o registro pode ser prorrogado de dez em dez anos;
  • Uma marca registrada pode ser vendida, licenciada ou franqueada, gerando receita;
  • Somente uma marca com registro pode ser avaliada, contabilizada e utilizada como garantia em operações financeiras;
  • Proteção da marca contra cópias ou uso indevido por parte de terceiros, podendo notificá-los e impedi-los de utilizarem sua marca sem seu consentimento;
  • Assegura e facilita indenizações em caso de cópia ou uso indevido da marca, evitando um longo e custoso processo para provar que a marca é sua;
  • Dá o direito de impedir que terceiros utilizem sinais idênticos ou semelhantes aos da sua marca;
  • Garante o uso da marca em materiais de divulgação, sem o perigo de perder todo o investimento;
  • Evita o risco de ter que mudar sua marca e suspender sua utilização;
  • Agrega valor a produtos e serviços, pois passa credibilidade junto ao mercado, indicando procedência e qualidade;
  • Garante um ativo, mesmo que intangível, que pode valer muito no futuro.

Importância do monitoramento

Que o registro auxilia na credibilidade da sua marca, isso você já deve ter compreendido, não é? Esperamos que, caso você não tenha ele ainda, vá em busca o quanto antes.

Tendo o pedido de registro feito (o certificado demora entre dois e quatro anos), é fundamental monitorar as menções feitas a ela no ambiente digital, pois além de compreender o mercado, ajuda a manter seu negócio seguro.

A internet é um ambiente amplo e abrange uma imensidão de informações, dados, notícias, imagens e assim por diante. Por isso, apesar de parecer uma tarefa impossível, existe a possibilidade de rastreá-la em busca do uso da sua marca, seja o uso permitido ou não.

Todas as referências que forem feitas utilizando sua marca, escrita e visualmente, podem ser encontradas. E, com o devido registro, podem ser notificadas se for constatado que a ação foi sem autorização.

Com a evolução da tecnologia, isso se tornou viável e facilita muito a proteção das marcas, sendo um auxílio ao que o registro no INPI comporta, no sentido de cuidado com a marca.

O monitoramento ainda permite entender como a marca é percebida no mercado e acompanhar e solucionar crises. E claro, aprimorar produtos e serviços, com base na análise do que é dito pelos clientes e não clientes.

Para a startup, que é movida por inovação e tecnologia, essa ferramenta de monitoramento é fundamental. Já que, através do monitoramento em tempo real, ela possibilita total acompanhamento junto ao crescimento acelerado da startup. Independente da proporção que o negócio alcance, esse tipo de fiscalização vai ajudar para que sua marca fique protegida.

Ajuda especializada no monitoramento

Marca registrada: segurança nos negócios e credibilidade - monitore a suaO monitoramento pode ser feito sozinho e queremos te dar algumas dicas de formas para monitorar sua marca na internet:

  • Use o Google Alerts: essa ferramenta é gratuita e envia atualizações por e-mail ou pelo Google Reader sobre um tópico ou uma frase, e você escolhe a frequência. Crie um alerta para o nome da sua marca e saiba tudo o que as pessoas estão dizendo sobre ela na web;
  • Registre a interação com seus clientes: mantenha uma planilha de interações sempre atualizada com todos os comentários, reclamações, elogios e sugestões sobre a marca ou produtos/serviços;
  • Coloque no Google o nome da sua marca e confira o que aparece.

Essas opções são bacanas, pois auxiliam de forma básica essa fiscalização da marca no digital. Contudo, não é suficiente.

Como mencionamos acima, com os avanços do mundo tecnológico já existem opções muito completas de monitoramento da marca na internet.

Ao contar com ajuda especializada você tem acesso a uma plataforma exclusiva e completa. Além disso, você não precisa dedicar seu precioso tempo para analisar páginas da internet em busca do uso indevido da sua marca.

Como empreendedor de uma startup você precisa dedicar seu tempo à gestão dela e a captação de novos investidores, certo? Contar com uma empresa de monitoramento que realize essa etapa de fiscalização é essencial.

Este serviço especializado, através desta plataforma, vai lhe auxiliar nas melhores decisões caso seja identificado o uso indevido. Isso porque conta com profissionais qualificados e com expertise de mercado neste assunto.

Conclusão

Nunca é tarde para cuidar e proteger a sua marca. Se você está desenvolvendo sua startup agora, realize o registro e monitoramento dela, antes de qualquer coisa. Se você já possui sua startup e ainda não tem essas duas questões definidas, é possível talvez correr atrás do tempo perdido.

Através da ajuda especializada, você vai conseguir pesquisar se já existe outra marca igual a sua no mercado (desejamos que não). Caso não encontre, será possível realizar o registro. Além disso, o monitoramento vai lhe ajudar a cuidar do que você conquistou.

Nós da Fixar oferecemos essa plataforma incrível, denominada Fixar Play. Com sua marca lançada nela,  começamos a rastreá-la em tempo real, 24 horas por dia, em todo o ambiente na internet. Sites, blogs, redes sociais, todos que mencionarem sua marca serão listados dentro desse software. Nada vai passar despercebido. Para saber mais sobre o Fixar Play, converse conosco e descubra tudo que essa plataforma pode fazer pela sua startup!

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