Blog

Produtividade

Maior produtividade? 3 Ações que você pode e deve delegar!

O empreendedor por natureza é alguém que tem talento para compreender sobre diversas áreas do conhecimento e que consegue realizar multitarefas.

O lado perigoso desse dom é que facilmente o empreendedor pode se tornar um executor e um centralizador. Quando ele age assim, pontos importantes de seu negócio e que só ele realmente tem talento para executar tendem a ficar de lado.

Neste blog post vamos falar sobre 3 ações que ele pode realizar para ter mais produtividade.

Mantenha foco no core business

O empreendedor precisa cuidar de inovação, pesquisar mercado, entender como pode oferecer cada vez mais solução e excelência para a empresa, como fazê-la crescer. Em resumo, é preciso focar no core business (aquilo que você realmente sabe e faz melhor), na parte central do negócio, na sua estratégia e nos seus pontos fortes de atuação no mercado. Há um segredo simples para empreender sem se desfocar: delegar!

Eduardo Carmello, Diretor da Entheusiasmos Consultoria, em entrevista a Exame diz que: “a delegação sempre vale a pena, se você pensa em crescer, é preciso ter pessoas que estejam habilitadas para fazer as tarefas necessárias”.

Leia abaixo as 3 ações que você pode tomar para fazer isso da melhor maneira possível:

Prepare e confie na sua equipe

Delegar não é sair pela empresa dando ordens descabidas e atirando tarefas para todo lado. A delegação feita de maneira correta compreende passar o bastão daquela tarefa/procedimento com o maior cuidado e qualidade possíveis.

Você precisar repassar a tarefa com a confiança de que, quem vai executá-la, a fará bem-feita. Por sua vez, quem a recebe precisa ter a autoconfiança de que sabe executá-la e que vai dar conta. E isso exige paciência e treinamento.

Sílvio Celestino, sócio da Alliance Coaching explica que: “Não adianta pensar que com poucas instruções você conseguirá delegar o que precisa ser feito”. Por isso, invista tempo agora treinando as pessoas, reforçando seu time de liderança e poupe esse tempo em um futuro muito próximo.

Somente delegando, você multiplica o seu poder de produzir mais. A falta disso pode afetar negativamente a sua lucratividade e até a relação com a sua equipe. Ninguém gosta de se sentir subutilizado ou inútil dentro da empresa. Deixe cada um fazer seu melhor e você terá um “dream team”. Após delegar, cuide apenas de acompanhar e dar feedbacks.

Delegue a parceiros especializados o cuidado com a sua marca

É a sua marca que demonstra ao mercado e aos consumidores quem você é. Uma marca forte, prospera e faz a empresa crescer. Uma marca desconhecida e sem nome dá trabalho e atrasa a sua empresa. Então deixe que quem entende de marketing e de imagem cuide desta parte. Lembre-se que não dá para ser o goleiro, o atacante e o técnico do jogo. Tenha uma agência e parceiros de marketing que te elevem, que façam esse papel de “atacante”.

Tenha ao seu lado uma empresa especializada para cuidar da segurança e do registro da sua marca, ou seja, o seu “goleiro”. Afinal, de nada adianta uma marca forte se ela for tomada de você. Registro de Marca é coisa séria e consiste em um processo que demanda tempo, acompanhamento e inteligência. Por isso, deixe na mão de quem sabe. Depois de delegar aos parceiros, finalmente veja-se livre para ser o técnico desse grande time.

Gestão financeira e contábil: não precisa fazer sozinho

A tendência dos empreendedores é ser controlador. Como as finanças são o coração pulsante da empresa, eles querem sempre estar a par de tudo. E não há problema nisso, apenas não é viável que você execute tudo. Pagar contas, receber dinheiro, emitir guias fiscais, fazer lançamentos em planilhas. Todas essas ações envolvem muito trabalho e não é sua função, neste caso.

Confie na sua equipe financeira e/ou nos parceiros contábeis. Deixe os detalhes da operação para quem é expert nisso e tenha tempo para pensar em como tornar as finanças um ponto forte dentro da sua empresa.

Quem delega avança, quem centraliza, paralisa! Você está pronto para mudar de postura hoje mesmo? Conte a nós sua opinião sobre este assunto nos comentários!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Preencha seus dados e clique no botão abaixo para conversar no WhatsApp:​