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Força da marca

O que a força da marca tem a ver com o seu produto?

Se alguém lhe pedir para citar uma marca de refrigerante, inevitavelmente a Coca-Cola será umas das primeiras a surgir na sua mente. E se o mesmo pedido for para uma marca de sandália de dedo, provavelmente você dirá: Havaianas.

Caso você esteja a fim de mascar um chiclete é difícil que se lembre que o nome real deste produto é goma de mascar e que Chiclets na verdade é o nome de um produto da empresa Adams.

Poderíamos citar mais tantos outros exemplos, mas aqui já podemos perceber o quanto a força de uma marca pode influenciar um produto e o quanto um produto pode elevar a marca.

Quer saber em detalhes o que a força da marca tem a ver com o seu produto e como usar isso em benefício da sua empresa? Confira o nosso blog post.

Uma marca forte faz um produto ganhar o coração do consumidor

Você pode ter um produto bom, aliás, um produto excelente e ele pode ser até mesmo o melhor disponível no mercado. Contudo, se sua marca for fraca e desconhecida a qualidade insuperável do seu produto não ajudará muito a alcançar o coração dos consumidores.

Com tantas opções de produtos disponíveis no mercado e facilmente acessíveis ao consumidor, fica difícil se destacar. Mas é a força da marca que torna o produto relevante e, por conseguinte, valioso.

Para cada produto que você consome no seu dia-dia, há as marcas que você gosta, as que não gosta e por isso não compra, e as marcas indiferentes e/ou desconhecidas (e que seguem na lista que você não compra ou compra pouco).

Um produto pertencente a uma marca forte está na lista de compras do consumidor, na mente, nas lembranças, no desejo de obter aquilo.

O que os olhos não veem o coração não sente, certo? No mercado consumidor esse pensamento não é diferente. Se uma marca não é verdadeiramente marcante, vista e relevante, o consumidor nem lembra que seus produtos existem, portanto, não os compra.

Agora fica fácil de responder: o que a força da marca tem a ver com o seu produto? Tudo! Uma empresa que quer ter produtos relevantes, lucrativos e de destaque no mercado precisa ter uma marca forte.

Mas como tornar minha marca forte e elevar meus produtos?

Uma marca grande e forte, é uma marca que possui valor. Não apenas valor financeiro, mas valor para o consumidor. Seus produtos e serviços proporcionam ao cliente experiências marcantes e que valham a pena.

Segundo a Endeavor, a marca é o logotipo e a experiência de consumo. Abrange a impressão digital que registra sua presença no mercado e na sociedade. É uma marca que possui conteúdo, ou seja, essência. Não é por menos que no e-book sobre Branding, da Endeavor, a primeira frase que se tem escrita é a seguinte pergunta: qual a alma da sua empresa?

Para tornar sua marca forte, encontre a essência da sua empresa, a alma do seu negócio. Então, alinhe tudo isso a uma estratégia de Branding. Assim, a sua marca se fará presente na mente do consumidor e se consolidará no imaginário coletivo.

Uma marca forte precisa se proteger

De nada adianta criar uma marca forte e com produtos que o consumidor ama se você simplesmente perdê-la do dia para a noite. No mundo das marcas a frase “nada se cria, tudo se copia” é uma constante.

Plágios de marcas são mais comuns do que você possa imaginar. Por isso, proteja a sua marca! Faça o registro de marcas corretamente, segundo as normas do INPI.

Conclusão

Cuidar da sua marca está intrinsecamente conectado à repercussão do seu produto/serviço no mercado. Uma marca bem posicionada, que oferece conteúdo rico, é bem falada por seus consumidores e tem um produto de qualidade, vai ter um bom volume de vendas. Sendo que, muitas vezes, esse volume é contínuo e promissor.

Mas, tudo isso só tem grande probabilidade de funcionar se a sua marca estiver registrada. Caso contrário, o relacionamento com o seu cliente fica frágil a partir deste momento.

Ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários que iremos responder!

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